
PROGRAMA DE TREINO DE FORÇA E ATLETICISMO
CRIAR RIGIDEZ LOCAL
PRODUZIR MOVIMENTO DISTAL
DESTAQUES

Terapia de Libertação Miofascial Autoassistida
A libertação miofascial deve ser parte integrante de uma rotina de pré ou pós-treino. Algumas considerações especiais devem ser tidas em conta dependendo da natureza e propósito da utilização desta técnica.

Padrões de Respiração
A implementação de rotinas de treino respiratório demonstra o potencial para simular adaptações similares às constatadas pelo treino em altitude. Desta forma, o atleta é capaz lidar melhor com a fadiga e a acumulação de subprodutos metabólicos. Além disso, o treino respiratório contribui para a melhoria da contractilidade e expansão dos músculos respiratórios, da capacidade aeróbia e para a redução do stress oxidativo.

Rotina de Flexibilidade e Mobilidade
Aprender a controlar e estabilizar, em conjunto, a caixa torácica e ancas, de forma a evitar padrões de movimentos inapropriados na coluna e, como tal, minimizar perdas energéticas. Desta forma, pretende-se rentabilizar a produção e transmissão de energia, para que o débito de força nos músculos mais distantes seja o maior possível.

Aquecimento Dinâmico
O gatilho para ativar o sistema nervoso. Promove uma contração e relaxamento muscular mais rápidos, em músculos agonistas e antagonistas; melhorias na taxa de produção de força e tempo de reação; aumento de força e potência muscular; maior fluxo sanguíneo para os músculos ativos; etc.

Periodização e Prescrição de Treino de Força
Dominar os padrões de movimento fundamentais melhora significativamente a colocação e controlo da respiração, permite adquirir uma postura correta e potencia a capacidade e amplitude de movimento, de forma a refinar as competências técnicas e habilidades na bicicleta. Para além disso, o cérebro torna-se mais perspicaz, adquirindo uma maior perceção no que diz respeito à localização das articulações e ao recrutamento dos músculos solicitados. Estes movimentos fundamentais, apesar de aparentemente simples, são particularmente difíceis de apreender e dominar na sua plenitude.