
CORREÇÃO DA INTERFACE
PÉ-SAPATO-PEDAL
ATIVAÇÃO E ESTABILIZAÇÃO DA ESTRUTURA PODAL
DESTAQUES

Suporte do Arco do Pé
O grau de suporte do arco do pé é crucial e extremamente individual. Deve ser suficiente para criar uma pressão ascendente evidente na fáscia plantar, de tal forma que na fase descendente da pedalada a tensão aumente à medida que o pé exerce força e, na fase ascendente, essa mesma tensão decresça à medida que o pé é aliviado.

Alinhamento da Cadeia Cinemática Inferior
Quando efetuado apropriadamente, uma maior clareza propriocetiva é assegurada. No entanto, a clareza propriocetiva é binária. Ou é atingida, ou não se verifica qualquer alteração, sendo que a margem de erro se cinge a um mero 1º de alinhamento.

Diferença de Comprimento de Perna
Uma diferença de comprimento de perna mensurável – MLLD – constata-se quando existe uma diferença no comprimento de um ou mais ossos de uma perna relativamente à outra. Por outro lado, uma diferença de comprimento de perna funcional – FLLD – ocorre na presença de fatores funcionais que diminuem efetivamente a capacidade de extensão de uma das pernas.

Posicionamento de Cleats
No que concerne o posicionamento dos cleats, diversos aspetos tais como a fisiologia e fenótipo do atleta, objetivos competitivos, volume e intensidade de treino devem ser contemplados.