wahoo-speedplay-lifestyle-961027_4131_5.
 

CORREÇÃO DA INTERFACE
PÉ-SAPATO-PEDAL

 ATIVAÇÃO E ESTABILIZAÇÃO DA ESTRUTURA PODAL

 

DESTAQUES

arch_edited.jpg

Suporte do Arco do Pé

O grau de suporte do arco do pé é crucial e extremamente individual. Deve ser suficiente para criar uma pressão ascendente evidente na fáscia plantar, de tal forma que na fase descendente da pedalada a tensão aumente à medida que o pé exerce força e, na fase ascendente, essa mesma tensão decresça à medida que o pé é aliviado.

20210627_133615.jpg

Alinhamento da Cadeia Cinemática Inferior

Quando efetuado apropriadamente, uma maior clareza propriocetiva é assegurada. No entanto, a clareza propriocetiva é binária. Ou é atingida, ou não se verifica qualquer alteração, sendo que a margem de erro se cinge a um mero 1º de alinhamento.

IMG-20210701-WA0034.jpg

Diferença de Comprimento de Perna

Uma diferença de comprimento de perna mensurável – MLLD – constata-se quando existe uma diferença no comprimento de um ou mais ossos de uma perna relativamente à outra. Por outro lado, uma diferença de comprimento de perna funcional – FLLD – ocorre na presença de fatores funcionais que diminuem efetivamente a capacidade de extensão de uma das pernas.

shoecleat_161005_191530.jpg

Posicionamento de Cleats

No que concerne o posicionamento dos cleats, diversos aspetos tais como a fisiologia e fenótipo do atleta, objetivos competitivos, volume e intensidade de treino devem ser contemplados.

 

DESCRIÇÃO

 
lake.png

Quando força é exercida nos pedais, através de um sapato com uma sola rígida, algo para o qual, do ponto de vista evolutivo, o ser humano não foi concebido, não se constata uma alteração substancial na tensão da fascia plantar, pois tipicamente não se verifica qualquer tipo de contacto entre a palmilha do sapato e o arco do pé. Isto significa que existe um défice de perceção fina na parte do corpo que transmite cada watt de potência produzido. Esta falta de clareza neuronal coloca um desafio enorme à posição do corpo no espaço, que é colmatada através da criação de um padrão compensatório assimétrico.


A manipulação da interface pé-sapato-pedal constitui um dos pilares basilares sob o qual os alicerces de uma avaliação biomecânica são construídos.